Workshop "Criar Slides e Gamificar o Ensino"

N.º de participantes: 10 a 20 

INSCRIÇÕES aceites por ordem de chegada

LOCAL INOPOL

HORAS 15

DATA/HORÁRIO 6, 13 e 20 de Abril (14:00-19:00)

Custo:  gratuito (docentes do IPC); 30€ docentes externos

Certificado: Sem custos (digitalizado e enviado por email) | Versão papel: 5 € (apenas mediante pedido)


Mais informações AQUI

INSCRIÇÕES AQUI


SOBRE O FORMADOR

José Joaquim Marques da Costa

Licenciado, mestre e doutor em Psicologia e Licenciado em Comunicação e Design Multimédia.

Desempenha funções docentes na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra  desde 1998 tendo lecionado unidades curriculares da área da Psicologia Educacional, da Psicologia da Personalidade, de Gestão e Avaliação de Projetos bem como de Informática, Literacia Digital e Tecnologias da Informação e Comunicação nas Organizações.

Os seus interesses de investigação centram-se na Psicologia Educacional, na Psicologia da Personalidade, na Saúde Mental na adolescência e na utilização das Tecnologias da Informação em diversos contextos. Tem desempenhado atividades diversificadas no apoio à divulgação de documentos científicos em contexto académico e profissional.


OBJETIVOS

Workshop com 3 sessões teórico-práticas sobre a criação e otimização de apoios visuais para as atividades académicas.

A primeira parte de cada sessão dedica-se à apresentação dos conceitos e práticas eficazes e a segunda a exercícios práticos de aplicação.


CONTEÚDOS

Sessão 1: Design de comunicação e criação de 4 slides tipo (texto, dados quantitativos, imagem e de estrutura).

Etapas: 1- Noções básicas de design de comunicação (boas práticas a partir de conceitos básicos para assegurar a eficiência e o interesse); 2- Aplicação dos princípios a slides apresentados pelos professores presentes.

Sessão 2: Optimização da apresentação da informação através da exploração das técnicas de animação e exportação para formato vídeo com narração auditiva.

Etapas: 1- Apresentação e exemplificação das estratégias de transição entre slides e das formas mais comuns de tornar visível e fazer desaparecer da informação dos slides; 2- Como acrescentar narração áudio e/ou em legendas aos slides; 3- Formas de exportar para formato vídeo das apresentações; 4- Aplicação das noções e práticas descritas aos slides apresentados pelos professores.

Sessão 3: Gamificação das atividades de aprendizagem através de aplicações para dispositivos computadorizados.

Etapas: 1- Descrição das vantagens e de algumas estratégias de gamificação da aprendizagem; 2- Criação de um mini questionário disponibilizado online como forma de ativação e enriquecimento dos processos de aprendizagem a partir de questões sugeridas pelos professores.


CINEP-Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior
Rua da Misericórdia | Lagar dos Cortiços | 3045-093 Coimbra | Portugal
Tel: 239 802 350 | cinep@ipc.pt | GPS: N 40°12.336’, W 8° 27.255’