Coletâneas


Publicação: ÉTICA e RIGOR na ESCRITA ACADÉMICA 

Publicação disponível AQUI

  ÉTICA e RIGOR na ESCRITA ACADÉMICA

A credibilidade da escrita académica pressupõe requisitos formais (como metodologia de investigação, direitos de autor ou normas de citação, estilo de escrita formalmente adequado) e o respeito pelos princípios éticos, como a liberdade do investigador, a acessibilidade da informação, a neutralidade face a interesses ideológicos, políticos ou comerciais e o benefício da sociedade (ou bem comum). Estes princípios estão na base da busca de conhecimento que norteia o ensino superior e a investigação. 

Um trabalho académico não deve ser escrito sobre o nada, nem se deve esgotar numa opinião superficial. Pelo contrário, o seu valor depende da fundamentação na informação já existente no campo de estudo em causa. Para que um trabalho académico tenha qualidade é necessário que as ideias do(s) autor(es) se fundamentem num trabalho rigoroso de seleção, organização, comparação e análise de diversas fontes de informação. Esta pesquisa em fontes fiáveis deve ser referida, respeitando-se normas de citação bibliográfica afim de evitar incorrer em problemas como a apropriação indevida de ideias de outras pessoas, ou seja, o plágio.

Os critérios de rigor e ética servem para proteger os autores (por exemplo, os autores de ideias ou estudos) e a sociedade (sendo que o conhecimento e os seus usos são património comum).  

Este documento ajuda-o a fazer uma reflexão sobre o conceito de integridade académica e sobre a necessidade de reconhecer o contributo do trabalho de outras pessoas e apresenta estratégias concretas para o fazer, usando as normas de referenciação relevantes na escrita de trabalhos académicos, que são condições de rigor e ética da escrita académica. 


©CINEP/IPC, 2018

 

 


Publicação: StressZero : Guião para o bem-estar Pessoal e profissional
 

Publicação disponível AQUI

 

StressZero

 


Criámos este almanaque a pensar nos professores. Chamámos-lhe "StressZero: Guião para o bem-estar pessoal e profissional". Só conseguimos ser produtivos e sentir-nos realizados profissionalmente com saúde física, mental e espiritual. Somos únicos enquanto pessoa e profissional, as várias dimensões da vida são interdependentes. Com uma abordagem holística e de psicologia positiva, focámo-nos no propósito de ajudar a reduzir o stress e apontar caminhos de equilíbrio entre as diversas áreas da vida (pessoal, profissional, social, lúdica…). "

 

©CINEP/IPC, 2017

 

 


Coletânea de estudos: Ciências Aplicadas

Coordenação: Susana Gonçalves, Helena Almeida, Paula Fonseca, Cândida Malça, Fátima Neves, Carlos Dias Pereira, Marco Veloso 

 

Coletânia disponível AQUI  

SEPARATAS
Parte 1. Domínio das Ciências da Educação e do Desporto Parte 2. Domínio das Ciências Agrárias e Alimentares
Parte 3. Domínio das Ciências da Saúde Parte 4. Domínio das Engenharias



CINEP-Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior
Rua da Misericórdia | Lagar dos Cortiços | 3045-093 Coimbra | Portugal
Tel: 239 802 350 | cinep@ipc.pt | GPS: N 40°12.336’, W 8° 27.255’